O Dadaísmo surgiu num movimento histórico [1916-1923]em que a Europa, atingida pela Primeira Guerra Mundial, vivia um período bastante conturbado.
No ano de 1916 em Zurique, um grupo de cinco refugiados, entre eles Tristan Tzara[1896-1963], reuniu-se no recém fundado Cabaret Voltaire e o transformou em sede oficial do Dadaísmo. No palco, através da leitura de poemas,os textos-manifestos e representações, esses intelectuais amantes da paz e indignados com os horrores da guerra, criaram a antiarte.Negaram, satirizaram e trataram com desprezo a arte produzida até então no Ocidente.Impulsionados pelo ato de contestar e de destruir os valores artísticos e morais,posicionaram-se contra tudo e contra todos.
Apesar do Dadaísmo ter questionado a função, o conceito e o valor da arte em geral, foi na Literatura que o movimento se fez mais atuante e revolucionário.Partindo do pressuposto de que é através das palavras que as idéias são determinadas, impostas e estabelecidas pelo homem, propõe sua destruição.Do mesmo modo que via o mundo destruir-se diante da guerra, desejava levar a linguagem humana á sua origem, para que não se repetisse outro genocídio na história. Por isso, recuperava os ruídos, a expressividade sonora das palavras, explorava-se a livre associação dos vocábulos, gerando a falta de lógica e coerência na mensagem.Tzara em seu último manifesto, dá uma receita para fazer um poema dadaísta...
Pegue um jornal
Pegue a tesoura
Escolha no jornal um artigo do tamanho
que você deseja dar ao seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas
palavras que formam esse artigo e meta-as
num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o
outro.
Copie conscienciosamente na ordem em
que elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original
e de uma sensibilidade, graciosa ainda
que incompreendido do público. [Vanguarda européia e Modernismo brasileiro]
O Dadaísmo influenciou muito os jovens artistas brasileiros, responsáveis pelo Modernismo. Na realização da Semana da Arte Moderna em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, há a nítida presença dos princípios dadaístas. O intuito revolucionário de chocar o público com as novas propostas, de ironizar e questionar o nosso passado cultural tem sua herança no Dadaísmo. Em muitas das obras escritas, principalmente por Osvald de Andrade, o movimento liderado pelos jovens de Zurique, é bastante acentuado.
No ano de 1916 em Zurique, um grupo de cinco refugiados, entre eles Tristan Tzara[1896-1963], reuniu-se no recém fundado Cabaret Voltaire e o transformou em sede oficial do Dadaísmo. No palco, através da leitura de poemas,os textos-manifestos e representações, esses intelectuais amantes da paz e indignados com os horrores da guerra, criaram a antiarte.Negaram, satirizaram e trataram com desprezo a arte produzida até então no Ocidente.Impulsionados pelo ato de contestar e de destruir os valores artísticos e morais,posicionaram-se contra tudo e contra todos.
Apesar do Dadaísmo ter questionado a função, o conceito e o valor da arte em geral, foi na Literatura que o movimento se fez mais atuante e revolucionário.Partindo do pressuposto de que é através das palavras que as idéias são determinadas, impostas e estabelecidas pelo homem, propõe sua destruição.Do mesmo modo que via o mundo destruir-se diante da guerra, desejava levar a linguagem humana á sua origem, para que não se repetisse outro genocídio na história. Por isso, recuperava os ruídos, a expressividade sonora das palavras, explorava-se a livre associação dos vocábulos, gerando a falta de lógica e coerência na mensagem.Tzara em seu último manifesto, dá uma receita para fazer um poema dadaísta...
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E ei-lo um escritor infinitamente original
e de uma sensibilidade, graciosa ainda
que incompreendido do público. [Vanguarda européia e Modernismo brasileiro]
O Dadaísmo influenciou muito os jovens artistas brasileiros, responsáveis pelo Modernismo. Na realização da Semana da Arte Moderna em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, há a nítida presença dos princípios dadaístas. O intuito revolucionário de chocar o público com as novas propostas, de ironizar e questionar o nosso passado cultural tem sua herança no Dadaísmo. Em muitas das obras escritas, principalmente por Osvald de Andrade, o movimento liderado pelos jovens de Zurique, é bastante acentuado.
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