O HOMEM EM CONFLITO:
A igreja, diante das transformações ocorridas no decorrer desse período,inclusive o protesto de Martinho Lutero, sente que é inevitável passar por uma reformulação e cria meios para se consolidar. Os principais instrumentos da Contra-Reforma foram o Concílio de Trento e a Fundação da Ordem da Companhia de Jesus.
___Instaurou a inquisição aos cristãos que não seguiam corretamente a doutrina católica.
___Não admitia a livre interpretação da Bíblia
___Confirmou a crença no purgatório e na necessidade do jejum
___Proibiu aos membros do clero a acumulação de benefícios ou cargos remunerados.
Apesar de tudo isso, o século dezessete assiste-se a afirmação da ciência experimental, preocupada em expressar racionalmente as leis do Universo.
Para o ser humano que vivenciou essa época era humanamente impossível se manter passivo ás interferências religiosas e fica perdido entre o simplesmente crer ou raciocinar, sendo que as duas coisas hoje podem ser coordenadas sem conflito.
Esse conflito se faz presente nos contrastes literários e também na música e na pintura.
O homem num questionamento interno entre o medo do pecado e as dúvidas que a ciência o expunha, uma vez que só poderia optar por um dos extremos nasce o Barroco ou Seiscentismo.
A igreja, diante das transformações ocorridas no decorrer desse período,inclusive o protesto de Martinho Lutero, sente que é inevitável passar por uma reformulação e cria meios para se consolidar. Os principais instrumentos da Contra-Reforma foram o Concílio de Trento e a Fundação da Ordem da Companhia de Jesus.
___Instaurou a inquisição aos cristãos que não seguiam corretamente a doutrina católica.
___Não admitia a livre interpretação da Bíblia
___Confirmou a crença no purgatório e na necessidade do jejum
___Proibiu aos membros do clero a acumulação de benefícios ou cargos remunerados.
Apesar de tudo isso, o século dezessete assiste-se a afirmação da ciência experimental, preocupada em expressar racionalmente as leis do Universo.
Para o ser humano que vivenciou essa época era humanamente impossível se manter passivo ás interferências religiosas e fica perdido entre o simplesmente crer ou raciocinar, sendo que as duas coisas hoje podem ser coordenadas sem conflito.
Esse conflito se faz presente nos contrastes literários e também na música e na pintura.
O homem num questionamento interno entre o medo do pecado e as dúvidas que a ciência o expunha, uma vez que só poderia optar por um dos extremos nasce o Barroco ou Seiscentismo.
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